A olaria minhota
A identificação cultural e a imagem do povo lusitano, muito marcada pela simplicidade, honestidade e sabedoria, foram as bases que construiram a cerâmica do norte do país, retratadas e caracterizadas em figuras de barro que expressavam essas mesmas qualidades.
Assim, a arte da olaria minhota foi o principal factor que ajudou ao desenvolvimento da região, em termos sociais, culturais e económicos.
A importância histórica e cultural desta arte, em harmonia com a mais antiga feira tradicional semanal de Barcelos, que ainda hoje se realiza a todas as quintas-feiras, fez com que a actividade olárica da região tenha sido considerada o “berço” da identidade barrista e da génese criativa do território.
Nesse processo de ascensão, tanto da olaria minhota como do turismo portugueses, a imagem do Galo de Barcelos foi ganhando notoriedade e acabou por se tornar predominante, graças a muitos anónimos e notáveis artistas da região nortenha.
O Galo além fronteiras
O seu aparecimento além fronteiras foi em 1935, onde se estreou internacionalmente na Exposição de Arte Popular Portuguesa, em Genebra.
No ano seguinte volta a repetir-se esta exposição, desta vez em Lisboa, onde acaba por fortalecer a sua presença e reforçar a sua imagem com um extraordinário sucesso.
A partir desta década iniciam-se várias acções dirigidas ao sector turístico português, numa tentativa de valorizar, preservar e dar a conhecer as formas tradicionais da arte do povo português, incluindo o artesanato e a história etnográfica do país.
Nas décadas de 50 e 60, a forte divulgação e a maior visibilidade do Galo de Barcelos acabaram por ajudar a transformar a colorida peça de barro em ícone de identidade da nação.
O Galo de Barcelos torna-se uma presença constante em certames e eventos promocionais, aparecendo como “personagem” principal nos cartazes turísticos que promovem Portugal, entre o folclore, as tradições, as paisagens verdes e a hospitalidade das suas gentes, entre outros.
Com esta forte abordagem o Galo de Barcelos acabou por ajudar na promoção do país, e numa lembrança que podia ser levada na bagagem para quem nos visitava.
traz um postal destacável exclusivo, que pode usar e enviar num momento especial.
Um símbolo que se tornou intemporal
O Galo de Barcelos não é apenas o símbolo da cidade de Barcelos. Tornou-se num ícone nacional reconhecido mundialmente.
A lenda do Galo transformou-se numa história que excedeu o imaginário português. Colorido, gracioso, divertido ou cómico são alguns dos adjectivos e sentimentos que o esta peça de cerâmica transmite. Tornou-se num objecto insubstituível do nosso artesanato e, principalmente, da nossa identidade, realçando a história e uma das heranças culturais mais significantes do mundo.
Actualmente, a imagem do Galo de Barcelos surge associada ao Portugal moderno, dedicado ao turismo e à promoção da sua cultura.
Conquistou o seu espaço em vários contextos criativos e artísticos, aparecendo também em diversas interpretações fora do seu contexto habitual. Na moda, escultura, pintura ou em campanhas de marketing, o próprio conceito do Galo de Barcelos ganha novas identidades nos mais diversos contextos, aparecendo como um argumento criativo de excelência, universalmente intemporal.
O Galo na gastronomia
Uma das mais conceituadas iguarias do norte de Portugal é o Galo Assado.
É um dos pratos mais emblemáticos da tradição gastronómica do concelho minhoto e soberano no seu paladar único e característico.
Um prato que une o sabor tradicional e a excelência dos produtos regionais ao simbolismo e história do Caminho de Santiago, através da associação à lenda do Galo.
Thanks again for the blog article. Much thanks again. Keep writing. Jeanelle Jeddy Addis
Wow! Finally I got a blog from where I be able to genuinely take useful facts concerning my study and knowledge. Tyne Robin Ornas
Great, thanks for sharing this article post. Much thanks again. Want more. Brianna Ferrel Alanson
Some genuinely nice stuff on this website , I enjoy it. Darda Kilian Kostival
I am actually happy to glance at this website posts which carries lots of valuable facts, thanks for providing these information. Gaynor Waylin Richter
This excellent website definitely has all of the information I wanted concerning this subject and didn?t know who to ask. Hannah Dave Irena