A União Europeia define o mel como uma “substância açucarada natural produzida pela abelha Apis mellifera, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas de plantas (…), que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, depositam, desidratam, armazenam e deixam amadurecer nos favos da colmeia”.
Produção de mel entre os Estados-Membros
De acordo com um relatório de 2018 da instituição sobre o comércio deste alimento, estão registados cerca de 600 mil apicultores com um total de 17 milhões de colmeias.
A produção de mel rondou as 250 mil toneladas por ano na UE, produzindo ainda cera de abelha, pólen, geleia real e própolis.
Entre os países dos Estados-Membros que mais produzem mel estão a Alemanha, Espanha, Hungria e Roménia com mais de 20 mil toneladas.
Portugal encontra-se no terceiro lugar, com uma produção entre as 10 mil e as 15 mil toneladas, ao lado da Bulgária, França, Reino Unido e República Checa.
Apesar do segundo lugar mundial na produção de mel, a UE não consegue satisfazer a elevada procura interna.
A nível comercial é a principal importadora de mel. Das 200 mil toneladas importadas, as principais fontes são a China, Ucrânia, Argentina e México.
Cerca de 20 mil toneladas de mel são exportadas pela UE para países como a Arábia Saudita, Canadá, Estados Unidos da América Japão e Suiça.
Conjuntos Edição Especial com frascos de mel
Produção mundial de mel
Os dados de 2016 referem que a China, a nível mundial, é o maior produtor de mel, com mais de 500 mil toneladas produzidas, seguido dos países da União Europeia com 240 mil toneladas e da Turquia com cerca de 100 mil toneladas.
Quando comparado com os outros produtores estrangeiros, os apicultores europeus enfrentam custos de produção relativamente elevados.
O preço médio do produto exportado também é mais elevado que a média do preço do mel importado. Em 2017, o quilo de mel importado custava em média €2,23. O quilo de mel exportado para países terceiros valia em média €5,69.
Proteger as abelhas e apoiar os produtores de mel
Este relatório apelou também à Comissão Europeia e aos Estados-Membros a tomarem medidas para proteger as abelhas e apoiar os apicultores.
O setor da apicultura também é essencial para a agricultura, para a segurança alimentar e para a biodiversidade uma vez que as abelhas têm um papel essencial na polinização de plantas cultivadas e silvestres.
Surtos de doenças, agricultura intensiva, exposição a químicos, perda do habitat natural e condições climáticas adversas ameaçam a sobrevivência das colmeias.
Reforçar a proteção da variedades das abelhas, aumentar o apoio financeiro aos apicultores, proibir pesticidas nocivos e a aplicação de acções contra a importação de mel adulterado são algumas das medidas apresentadas pelo Parlamento Europeu.
I believe what you typed made a great deal of sense. Dolly Allie Jonina
Thanks so much for the article post. Much thanks again. Awesome. Audy Keir Justus
Very neat article post. Really thank you! Keep writing. Caresse Marlow Pollux
Really enjoyed this article. Much thanks again. Want more. Tallia Gabi Kenwood
Hi there very cool site!! Man .. Beautiful .. Wonderful .. Doretta Angel Secrest
Thank you for your post. Really looking forward to read more. Really Great. Marjie Valentin Biondo
Loving the info on this site, you have done great job on the blog posts. Janetta Ethelbert Agace
Superb, what a blog it is! This blog presents useful information to us, keep it up. Roz Dare Beller
Wow, great post. Really looking forward to read more. Much obliged. Mirna Merell Hoffarth
Fun888 is currently the best online casino to play the video slots. Fidela Christophorus Esmond
If you desire to get a good deal from this post then you have to apply these strategies to your won weblog. Kellyann Pieter Elvera
Thanks for sharing your thoughts. I truly appreciate your efforts and I will be waiting for your next post thank you once again. Grata Berky Shanks
Thank you for your blog. Really looking forward to read more. Awesome. Dinny Erik Latty
My brother recommended I would possibly like this web site. Marabel Say Nassi
Having read this I thought it was extremely enlightening. Zia Harlan Mistrot
You made some good points there. I looked on the internet for the issue and found most persons will consent with your website. Ariela Baxie Jaylene
I conceive you have remarked some very interesting details, appreciate it for the post. Teresita Lydon Mashe